Em meio a crises, é necessário tomar algumas decisões, para que nossa empresa não sofra tão drasticamente com os impactos, certo? Pensando nisso, abaixo listamos 5 dicas para você gerenciar da melhor maneira essa crise causada pela Covid-19, e ajudar a sua empresa a sair dessa situação ainda mais forte.
1.Levantamento de gastos e controle financeiro
A primeira dica está ligada diretamente à finanças, para que seja possível um maior controle da situação financeira da sua empresa. Para isso, você precisará fazer um levantamento dos seus gastos fixos, e suas despesas dos próximos 3 meses. Assim, analisará quais são seus custos necessários, evitará gastos desnecessários ou pouco urgentes, e poderá negociar dívidas, estendendo os prazos ou solicitando algum tipo de desconto nas compras necessárias.
2. Mudanças e inovações
Talvez possa não parecer, mas crises são momentos muito propícios para inovar, e realizar todas as mudanças que o mercado pede e estão sendo adiadas, as vezes por comodismo. Não tenha medo de inovar nesse momento, mas planeje muito bem seus próximos passos.
Entenda quais são as necessidades do seu público-alvo, e invista no digital para atende-las. Veja só, se você tem uma loja física, poderá abrir um e-commerce, assim seus clientes não deixarão de comprar, e haverá grande chance de você conquistar novos clientes. Trabalhe também com um sistema de entrega, para que o cliente se sinta seguro em realizar suas compras, durante esses dias de isolamento social.
Caso você trabalhe com serviços, analise quais possibilidades existem para você realizar seu trabalho de forma segura e diferenciada, tanto para sua equipe quanto para seus clientes. Além disso, ofereça formas de pagamento diferenciadas, por meios digitais, que não exigem que o cliente saia de casa para efetuar a compra.
E por fim, esse momento é mais do que necessário o investimento em marketing digital, pois é onde as pessoas estão! Se elas não podem ir a você, vá até elas. Com essas mudanças, com certeza sua marca será destacada entre as concorrentes, e após a crise continuará sendo bem reconhecida.
3. Ações sociais ou divulgação de utilidades
Caso você produza produtos que possam ser utilizados no combate ao coronavírus, faça uma excelente divulgação deles. Dessa forma, você mantém suas vendas, e ajuda a sociedade. Mas caso nenhum de seus produtos e/ou serviços colabore diretamente nessa causa, você pode custear a fabricação de álcool em gel e máscaras de proteção, e vender a preços simbólicos ou doar para instituições e comunidades carentes.
Outra ação social viável, é arrecadar e doar cestas básicas para ONG’s ou diretamente para as famílias carentes. Realizando esse tipo de ação, sua empresa ganha importância e relevância durante esse período, e cria-se uma imagem de empresa responsável, amiga da sociedade; imagem essa que pode alavancar suas vendas a curto e longo prazo.
4. Valorização da equipe
Ser uma empresa humana, que pensa nos colabores e seu bem-estar em dias como os atuais, tornou-se algo importante de grande destaque no mercado. Por isso, a dica é evitar ao máximo a demissão de seus funcionários num momento como esse. Ao passar por essa crise juntos, você garante uma equipe muito fiel agora e no futuro, que será comunicadora da sua marca, e poderá ganhar clientes com isso. Se não for possível por qualquer motivo, seja transparente com seus funcionários, os instruindo e auxiliando da melhor maneira possível, para que ele saia com uma imagem positiva de sua empresa. Lembrem-se, sua equipe é composta por seus principais comunicadores, os valorize.
5. Não perca as esperanças
Mantenha seu foco nos resultados, fazendo análises frequentes do que se está alcançando, para manter o maior controle da situação. Anime sempre sua equipe, para que continuem empenhados mesmo “em meio ao caos”. Quando tudo acabar, você garantirá uma equipe fiel, que “honra a camisa”, e tem orgulho de pertencer.
Para finalizar, não desista! Tudo ficará bem no final, e você verá o quanto seus esforços fizeram a diferença, e se orgulhará de tudo que realizou!
Fonte: Sebrae