Descubra como a segurança eletrônica pode ser eficiente no combate ao novo coronavírus
Acompanhando as notícias do Brasil e mundo vemos o tamanho do impacto que o Covid-19 está causando, desde os sistemas de saúde, até a economia de cada país. Pensando em tamanho caos que está ocorrendo, devemos procurar soluções. E se tratando de segurança eletrônica, precisamos encontrar uma forma de tornar toda essa tecnologia útil para o momento atual.
A Segurança Eletrônica contra o vírus
Taiwan é uma ilha vizinha da China, país onde se originou o coronavírus. Apesar de estar ao lado do país com mais casos confirmados do vírus, Taiwan tem a situação muito bem controlada, assim como Singapura. Os países desenvolveram tecnologias para localizar e rastrear pessoas que tiveram contato com infectados.
Com a experiência do vírus Sars no país em 2003, Taiwan conseguiu desenvolver esse plano de prevenção. Trata-se de um Centro de Controle de Epidemias, que está sendo eficaz no combate do Covid-19.
Como o sistema de controle de epidemias funciona
Cada pessoa que chega em Taiwan deve preencher um formulário eletrônico, para que seja possível registrar informações pessoais e histórico de viagens dentro de determinado período. A partir daí, através de um rastreio de cada individuo usando GPS em seus dispositivos móveis, e uso de câmeras de segurança, pode-se identificar se os indivíduos estão ou não seguindo a ordem de quarentena. Caso não estiverem, recebem imediatamente uma mensagem de texto que os instrui a voltar para a quarentena. Com esse método, está sendo possível diminuir o contágio do vírus consideravelmente em toda a população.
O impacto da segurança eletrônica na medicina
Com o sistema de controle de epidemia monitorando cada indivíduo, o sistema de saúde pode voltar todas as suas forçar para o tratamento dos infectados, sem muita preocupação com a parcela da população que deve estar de quarentena para evitar o aumento de contágios.
Dessa forma, o número de infectados reduz, tornando-se possível um tratamento médico eficaz para os doentes. As pessoas se conscientizam, e a pandemia torna-se controlável. Essa é a segurança eletrônica trabalhando fortemente no combate ao coronavírus, e minimizando os danos causados pela pandemia em grande escala.