ENERGIA SOLAR
Atualmente no Brasil, o principal sistema gerador de energia elétrica são as usinas hidrelétricas, as quais causam grande impacto ambiental, e dependem de condições climáticas ideais para que funcionem em seu pleno potencial. Portanto, ocorrendo escassez de chuva, o fornecimento de energia é drasticamente afetado.
Já a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável, com grande potencial de favorecer principalmente países como o Brasil, por se tratar de um país tropical com ampla incidência de raios solares.
Vale lembrar que a energia solar tem custo acessível e é de fácil instalação, capaz de gerar pequenas unidades produtoras autossustentáveis, integradas com as centrais de energia elétrica, gerando economia no consumo e criando assim, uma modalidade de compensação de energia que beneficia tanto a unidade fornecedora de energia elétrica, quanto a casa ou empresa na qual o sistema está instalado.
Tendência e Economia
Mundialmente têm se aderido à tendência de fontes de energia renovável. E o Brasil, por ser um país com ampla incidência de raios solares, pode se beneficiar desse cenário em relação à energia solar fotovoltaica.
Usinas de energia solar podem ser produtoras autossustentáveis, têm custo acessível e é de fácil instalação. Devem ser integradas com as centrais de energia elétrica, gerando assim um aumento na economia, podendo distribuí-la racionalmente. Sendo assim, com o uso de energia solar é possível viabilizar a geração de energia distribuída. Isso significa que a energia será produzida próximo ou no próprio local de consumo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a responsável por estabelecer a resolução 482/2012, regulamentando o funcionamento de mini e microgeração de energia elétrica. Criou-se então um sistema de compensação energética, que é incentivado pela Aneel e já rendeu 120 mil unidades consumidoras que aderiram à tendência. A compensação funciona da seguinte maneira: a energia solar é produzida pelos painéis instalados em empresas e/ou casas. A energia gerada pode ser utilizada pelos residentes, porém é provável que ela não seja consumida em sua totalidade. Sendo assim, a companhia de energia elétrica recebe a energia solar produzida e não utiliza, e compensa em forma de créditos que podem ser utilizados pelo produtor em até 60 meses, em medida de quilowatts-hora. Assim, produtores de energia solar conseguem economizar cerca de 95% do valor comumente pago, o suficiente para cobrir o custo da instalação do sistema em pouco tempo.
Como Funciona
A energia solar nada mais é do que a conversão dos raios solares em eletricidade, devido aos equipamentos específicos instalados, como os módulos ou painéis fotovoltaicos, o inversor e o medidor bidirecional. Os painéis captam os raios solares, e dessa forma é produzida a energia elétrica, que para ser utilizada é equalizada pelo inversor para a frequência normal de residências.
Investimento
Pensando que é necessário analisar cada um dos casos e adequar os sistemas de acordo com as respectivas realidades, o valor de investimento final varia muito. Além de tudo, é necessário calcular fatores específicos, como por exemplo os custos com os painéis e cada um dos equipamentos utilizados, assim como a irradiação média do local no qual o sistema será instalado.
Apesar dos custos, o investimento faz valer o custo-benefício levando em consideração a economia a longo prazo. Dependendo do caso, é possível zerar a fatura de energia elétrica, com a possibilidade inclusive de ser “recompensado” com créditos extras. Sendo assim, o seu investimento se pagará em poucos anos. Além do benefício econômico, é importante reforçar que o sistema de energia solar é renovável e não polui o meio ambiente, sendo assim, é totalmente sustentável. Com certeza, os resultados de aderir a essa tecnologia serão percebidos em pouco tempo, beneficiando a muitos.
Se você pensa em investir, planeje-se financeiramente, e não tenha medo pois os benefícios virão. A Telman conta com uma equipe pronta para te acompanhar e fornecer o que você precisa, com a qualidade que você merece.
Solicite o contato da nossa equipe clicando aqui.
Fonte: http://blog.intelbras.com.br/como-funciona-a-compensacao-de-energia/
http://blog.intelbras.com.br/quanto-se-economiza-com-energia-solar/
http://blog.intelbras.com.br/qual-a-diferenca-entre-aquecimento-solar-e-energia-solar/
http://blog.intelbras.com.br/curiosidades-sobre-energia-solar/
http://blog.intelbras.com.br/o-que-e-energia-solar-fotovoltaica/